MotoGP Qatar – Protesto contra a Ducati não foi aceite - Em atualização
Vários fabricantes decidiram protestar contra o “spoiler” inferior usado nas Ducati Desmosedici GP19, mas os Comissários FIM de MotoGP decidiram não aceitar o protesto e confirmam a vitória de Andrea Dovizioso e Ducati.
andardemoto.pt @ 10-3-2019 22:36:41
Ainda os pneus e motores das MotoGP não tinham começado a arrefecer depois de uma corrida fantástica no circuito de Losail, Qatar, e já a Direção de Corrida estava a reunir-se com responsáveis técnicos de várias equipas. Honda, KTM, Suzuki e Aprilia decidiram apresentar uma reclamação forma que colocou em risco a vitória de Andrea Dovizioso e da Ducati hoje no Qatar, mas o painel de Comissários da FIM em MotoGP decidiu não aceitar essa reclamação, e assim confirmam os resultados que o Andar de Moto já publicou anteriormente.
Todos os fabricantes, exceto a Yamaha e, obviamente, a Ducati, revelaram-se apreensivos com a utilização do novo “spoiler” inferior que as Desmosedici GP19 apresentaram aqui no circuito do Qatar. É sabido que o Diretor Geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, tem por hábito apresentar soluções técnicas verdadeiramente inovadoras nas suas motos de competição, desde as famosas asas aerodinâmicas, passando mais recentemente pelo sistema que permite às Ducati de fábrica usufruir de um melhor arranque e que vimos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci ativarem antes de arrancar.O novo “spoiler” inferior, que pudemos ver colocado nas Mission Winnow Ducati de “DesmoDovi” e Petrucci, localiza-se na zona inferior da GP19 e mesmo à frente da roda traseira da moto italiana. De acordo com a Ducati, essa solução técnica tem como objetivo baixar a temperatura do pneu traseiro Michelin, evitando assim o seu sobreaquecimento e consequente degradação, um fator extremamente importante nos momentos finais das corridas de MotoGP que têm muitas voltas e com os pilotos a exigirem o máximo dos pneus franceses.
A Honda, KTM, Suzuki e a Aprilia, após o fim da corrida, dirigiram-se ao gabinete da Direção de Corrida e apresentaram um protesto formal contra esta nova peça, apontando para que a Ducati não estaria a cumprir com o regulamento técnico de MotoGP, nomeadamente no que refere à utilização de peças aerodinâmicas devem fazer parte das carenagens da moto e que devem estar fixas ao quadro da moto e não a outros elementos. Como o “spoiler” inferior está fixo ao braço oscilante da Ducati Desmosedici GP19, de acordo com estes fabricantes, isso estaria fora do regulamento, logo deveria ser penalizado e assim Dovizioso perderia a sua segunda vitória consecutiva no circuito de Losail.
Fabiano Sterlacchini, homem de confiança de Gigi Dall’Igna na Ducati Corse, foi o responsável por explicar esta situação à Direção de Corrida e Comissários da FIM em MotoGP, e a sua explicação parece ter convencido, pois a reclamação foi arquivada, e há poucos minutos confirmado o arquivamento no website oficial de MotoGP.ATUALIZAÇÃO
O que parecia definitivo, afinal pode não o ser! Na última hora o website oficial do Mundial de Velocidade publicou uma atualização à situação da reclamação apresentada por quatro fabricantes – Honda, KTM, Suzuki e Aprilia – contra o “spoiler” inferior utilizado pela Ducati no Grande Prémio do Qatar, corrida que deu a primeira vitória da temporada a Andrea Dovizioso da Mission Winnow Ducati.
A reclamação apresentada ontem à Direção de Corrida após o final da corrida de MotoGP, foi inicialmente arquivada pelo painel de Comissários FIM de MotoGP, mas as equipas optaram por apelar da decisão, e assim a decisão final será agora tomada pelo Tribunal de Apelos de MotoGP.
Sendo assim, a classificação final da corrida de MotoGP no circuito de Losail, Qatar, encontra-se suspensa até sair a decisão em relação ao apelo feito pelos quatro fabricantes.
andardemoto.pt @ 10-3-2019 22:36:41
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto