Viajar em auto-estrada pode ser mais barato que viajar em estrada nacional

Uma viagem realizada por um veículo ligeiro numa auto-estrada pode custar em média menos 5% que num percurso alternativo sem custos para o utilizador, de acordo com um estudo apresentado esta terça-feira pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias e Auto-estradas ou Pontes com Portagens (Apcap).

andardemoto.pt @ 18-6-2013 14:46:16

O estudo, encomendado à empresa de consultadoria TIS, comparou 10 dos percursos mais utilizados pelos portugueses durante o verão, utilizando critérios como a segurança rodoviária e os custos da viagem em três componentes: tempo despendido, custo operacional e custo de portagem. Os dados de distância e tempo de viagem têm por base o Google Maps.

A conclusão obtida foi que “o itinerário auto-estrada apresenta, na generalidade dos percursos, um custo inferior às alternativas consideradas, em média de 5%”.

O maior ganho verifica-se na ligação Lisboa-Porto, que por auto-estrada tem o custo de 77,75 Euros, enquanto por estrada nacional o valor é de 78,09 Euros. Já entre Lisboa e Albufeira o valor em auto-estrada é de 66,45 euros e em estrada nacional 67,14 Euros.

Dos percursos analisados o único que apresenta desvantagens é a ligação Leiria-Mira, com 22.75 Euros em auto-estrada contra 22,10 Euros em estradas nacionais.

Ao viajar por auto-estrada pode ainda obter-se uma poupança de 10% na distância percorrida, bem como menos gastos relacionados com o desgaste dos veículos e uma redução de tempo “superior a metade do tempo necessário para efectuar a viagem nas alternativas ” indica o estudo.

andardemoto.pt @ 18-6-2013 14:46:16


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews