Aprilia RSV4 / RSV4 Factory – Pronta para lutar pela liderança das superbike
A Aprilia apresenta a primeira imagem da nova geração da RSV4. A superdesportiva de Noale sofre uma drástica mudança a todos os níveis, incluindo motor Euro5, design renovado, ciclística otimizada e ainda mais eletrónica.
andardemoto.pt @ 15-1-2021 13:12:17
Nascida
em 2009 e desde então uma das motos mais relevantes do segmento
superdesportivas, a Aprilia RSV4 já necessitava de uma renovação mais aprofundada
para se manter competitiva.
A casa de Noale demorou um pouco mais do que o esperado para revelar a nova
geração da RSV4, mas finalmente temos a primeira imagem oficial da moto que
está pronta para lutar pela liderança das superbike.
O grande compromisso dos designers da Aprilia para esta geração da RSV4 é a
aerodinâmica. Mantendo o estilo estreado pela RS 660, a nova superdesportiva
incorpora algumas das soluções aerodinâmicas da sua irmã de média cilindrada.
A Aprilia abdica das asas posicionadas no exterior da carenagem lateral e criou
uma nova carenagem dupla que esconde no seu interior as asas que permitem criar
a força descendente necessária a manter a roda dianteira o mais colada ao
asfalto que for possível, evitando a intervenção das ajudas eletrónicas.
Estas carenagens não só apresentam uma melhoria em termos aerodinâmicos, como
permitem que o condutor não sofra tanto com o calor que emana do poderoso motor
V4. Os estudos aerodinâmicos realizados pela Aprilia permitiram criar passagens
de ar redesenhadas para que o ar quente seja desviado das pernas do condutor.
Tudo isto sem estragar a estética da nova RSV4.
A acompanhar a estética mais atual encontramos uma ergonomia que foi toda ela redefinida.
A posição de condução, de acordo com a marca italiana, permite que o condutor
se encaixe melhor no conjunto. Para isso redesenharam o depósito de combustível
e o assento. O condutor ganha mais espaço aos comandos da nova RSV4, sendo que
a posição de condução não será tão exigente como nas gerações anteriores.
O motor V4 mantém-se como ponto fundamental na RSV4. Nesta nova geração o motor
quatro cilindros em V passa dos 1077 cc para os 1099 cc, e mesmo sendo agora
compatível com as normas Euro5, a Aprilia anuncia que a potência mantém-se nos
mesmos 217 cv mas o binário disponível será maior graças à alteração em
componentes específicos, como por exemplo o totalmente novo sistema de escape.
E qual é o binário da nova RSV4? Esse é um valor que ainda não foi confirmado,
pelo que teremos de aguardar mais um pouco para ficar a conhecer todos estes
detalhes técnicos.
Para ajudar a controlar toda a ferocidade do V4 de Noale a Aprilia socorreu-se
de um sistema aPRC bastante renovado para esta geração. Graças à utilização de
uma plataforma de inércia de seis eixos controlada pela novíssima centralina
11MP da Magnetti Mareli, a RSV4 conta com um pacote eletrónico ainda mais
diversificado.
A centralina mais poderosa permitiu à Aprilia redefinir os parâmetros de
intervenção das ajudas eletrónicas, e acrescentar outras características.
Neste aPRC a RSV4 conta com um total de seis modos de condução (a geração
anterior apenas 3 modos). Três modos de condução para uso em pista, sendo que dois
destes modos são personalizáveis, e outros três modos de condução para estrada,
sendo que neste caso o condutor terá a possibilidade de ajustar ao seu gosto
apenas um deles.
Dentro das habituais ajudas eletrónicas que o aPRC já disponibilizava, como
controlo de tração, “anti-wheelie”, ABS com função em curva e sistema que evita
o levantar da traseira em travagem, a nova RSV4 recebe o controlo ajustável do
efeito travão motor, algo que anteriormente não era possível ajustar pois
estava interligado diretamente aos modos de condução.
Ao nível da ciclística a Aprilia não abandona o seu quadro dupla trave em
alumínio. No entanto a RSV4 passa a ostentar um novo braço oscilante invertido,
inspirado no estilo dos braços oscilantes que são utilizados nas motos de
competição como MotoGP como é o caso da RS-GP.
Este braço oscilante é não só mais leve, mas principalmente permitiu à Aprilia
melhorar a estabilidade da traseira em aceleração.
De referir ainda que as novas RSV4 e RSV4 Factory reebem um novo sistema de
iluminação “Full LED”, com luzes diurnas perimétricas e com função de
iluminação em curva.
Como habitualmente, a Aprilia irá disponibilizar a nova RSV4 numa versão base e
numa variante melhor equipada denominada de RSV4 Factory.
Ao contrário do que aconteceu quando foi introduzida a RSV4 1100 Factory em 2019,
a partir de agora tanto a versão base como a Factory vão partilhar o mesmo
motor V4 de 1099 cc. Deixa de existir um motor 999,6 cc com 201 cv. Tanto a
nova RSV4 como a RSV4 Factory terão os 217 cv e mesma cilindrada.
A diferenciação das versões é feita através dos esquemas de cores, mas também
do equipamento instalado de série.
A RSV4 estará disponível exclusivamente na opção Dark Losail. Já a RSV4 Factory
estará disponível nas opções Aprilia Black ou Lava Red. Para além das cores, a
Factory recebe como equipamento de série suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC
2.0, jantes forjadas em alumínio e pinças de travão Brembo Stylema.
Quanto a preços, de momento o importador da Aprilia para Portugal, a Officina
Moto, ainda não nos conseguiu confirmar valores.
andardemoto.pt @ 15-1-2021 13:12:17
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