Novas Triumph Tiger 1200

Após o sucesso da versão anterior, com mais de 14,000 unidades vendidas, a aventureira de alta cilindrada Triumph Tiger 1200 regressa com mais argumentos em 2024.

andardemoto.pt @ 15-2-2024 17:47:45

Já testada pelo Andar de Moto, a Triumph Tiger 1200 entra em 2024 com inovações a nível motriz, ergonômico, tecnológico, estético e ciclístico, a fim de se impor perante a concorrência.

A unidade motriz mantém a sua configuração de 3 cilindros em linha com ordem de ignição desigual (1º cilindro - 3º cilindro - 2º cilindro), mas motor T-Plane pelo qual a marca se distingue, está mais refinado, responsivo e permite uma maior controlo nas baixas velocidades enquanto mantém a sua alma divertida.

Isto deve-se às alterações realizadas na cambota, no rotor do alternador e no veio de equilíbrio, a fim de aumentar a inércia do motor. Foram também feitos ajustes na afinação do motor para que este entregue agora o binário de forma mais progressiva e precisa nos baixos regimes.


Ainda a influenciar as novas características do tricilíndrico de 1.160cc, está o novo desenho da embraiagem, que promove uma sensação de aceleração e desaceleração mais suave nas trocas de caixa.

A fabricante de Hindley focou-se em aprimorar as sensações transmitidas aos motociclistas. Para tal, segundo a Triumph, a Tiger 1200 exige menos de 43% de força para manobrar  e uns surpreendentes 89% de força a menos na inclinação para as curvas.

Além disso também o guiador e as torres anti-vibração, que tiveram um ótimo resultado nos modelos Explorer, foram agora introduzidos nos modelos GT Pro e Rally Pro, para proporcionar uma condução mais suave e uma maior visibilidade nos espelhos.


A vida a bordo da Tiger 1200 ficou mais confortável graças ao assento do motociclista, com um perfil mais plano e mais amplo. Para os motociclistas de estatura mais baixa existe o acessório que reduz a distância do assento ao solo (830mm para os modelos GT e 855mm para os modelos Rally) e que contém iguais características de conforto. Ainda assim a Triumph Tiger 1200 possui o novo ajuste eletrónico de altura, acionado ao pressionar o botão “Home” no comutador direito, que actuando sobre o amortecedor traseiro diminui a altura do assento ao solo em 20 mm.

A manete da embraiagem foi alongada para oferecer maior folga para os dedos do condutor e aumentar o conforto, especialmente nas viagens mais longas.

Nos modelos Tiger 1200 GT, a Triumph aumentou a distância ao solo em curva ao elevar a posição dos poisa-pés, colocando-os agora também mais junto à moto.


Para 2024, a linha Triumph Tiger 1200 é composta por quatro variantes, todas com novas cores. A Tiger 1200 GT Pro e a GT Explorer estão disponíveis na nova cor Carnival Red (vermelho), além das anteriores Snowdonia White (branco) e Sapphire Black (preto). Já a Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer, vocacionadas para o fora de estrada com jantes 21 polegadas na frente e 18 na traseira, estarão disponíveis nos novos esquemas de cores Matt Sandstorm e Jet Blac (preto), juntando-se ao já existente Matt Khaki.

Com uma impressionante capacidade de depósito que ajudou na conquista do recorde do guiness de maior distância percorrida em 24 horas, a Triumph Tiger 1200 mantém a linha Explorer com uma capacidade de 30 litros, enquanto a linha Pro usufrui de um depósito com 20 litros de capacidade.


A chegada das novas Triumph Tiger 1200 ao mercado nacional está prevista para a segunda quinzena de março de 2024, mas já é possível realizar encomendas sendo que a GT Pro custará 22.095€, a GT Explorer 23.795€, a Rally Pro 23.195€ e a Rally Explorer 24.795€. Importante referir que todas as variantes vão contar com garantia de fábrica de 4 anos, sem limite de quilometragem, e os intervalos de manutenção são realizados de 16.000 km em 16.000 km ou a cada ano.

Para mais informações visite um concessionário autorizado Triumph ou visite o site oficial da fabricante.

andardemoto.pt @ 15-2-2024 17:47:45


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews