Teste Kymco AK 550 Premium

Para quem as scooters são o meio de transporte mais eficaz e prazeroso do mundo, então a Kymco AK550 é um expoente máximo de liberdade.

andardemoto.pt @ 25-10-2023 12:26:07 - Texto: Rogério Carmo

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Kymco AK550 Premium | Scooter | Scooters acima 125

Sou, de há muito, fã das scooters para uma utilização urbana intensiva. A sua facilidade de condução e de estacionamento são fatores importantes para garantir a integridade física e a sanidade mental de quem tem que se fazer regularmente ao trânsito e enfrentar os respetivos engarrafamentos e condutores frustrados.

Carinhosamente apelidadas pelos motociclistas “a sério” como aspiradores, a verdade é que, digam o que disserem, as scooters tratam o trânsito com uma limpeza invejável, chegando ao destino como se nada demais se tivesse passado, independentemente das filas ou das condições meteorológicas.

No entanto, normalmente, o seu débil arcaboiço e/ou fraco pulmão, não as tornam propícias nem desejáveis para grandes deslocações, menos ainda em estradas de montanha ou auto-estradas. E quando aparecem modelos que isso prometem, são normalmente ou demasiado caros ou pouco competentes em termos dinâmicos, raramente oferecendo elevado prazer de condução.

Uma das raras excepções é precisamente a Kymco AK 550, a versão de produção do protótipo K50 apresentado em 2016 na INTERMOT, lançada no nosso mercado em 2018 e que então tive a oportunidade de testar e desde logo constatar a sua qualidade de construção e o desempenho superior da sua ciclística. 


Revista para 2022, adoptando a designação Premium, integra um maior nível de equipamento, negligencia uns quantos aspetos menos positivos da versão original, mas vê potenciado o conforto, o desempenho desportivo e o prazer de condução.

Enfrentando uma concorrência feroz por parte da Yamaha, com a T-Max, e da Honda, com a Forza 750, a Kymco AK 550 Premium não se acanha e, pelo contrário, ganha mérito por lhes fazer frente sem qualquer complexo.

Com linhas desportivas bem vincadas e equipamento de topo, a proporcionar um excelente conforto a ambos os ocupantes e um desempenho dinâmico digno de nota, com um excelente comportamento em curva, uma travagem poderosa e doseável e uma unidade motriz capaz de provocar enormes sorrisos a cada enrolar de punho, a AK 550 é uma scooter que me agrada particularmente. 

Convenceu-me pela posição de condução desafogada, pela resposta imediata do acelerador e da transmissão de variação contínua, pela potência e consistência da travagem, pela direção direta e precisa que lhe confere grande agilidade, pela estabilidade em curva e pela suspensão que apesar de desportiva garante um bom nível de conforto.

A nova versão Premium destaca-se pela integração de controlo de tração, sistema que proporciona uma maior confiança nos pisos mais escorregadios. Apesar de manter os 2 modos de condução chuva e normal, a resposta pronta e decidida do motor assim o exige e este era o calcanhar de aquiles da versão anterior.

E se a travagem já era um dos pontos fortes da AK550, o equipamento de fricção é agora ajudado por um sistema de "Cornering ABS", proporcionando um elevado nível de segurança nas curvas.


Confirmando a capacidade turística que a AK550 oferece, a Kymco dotou esta versão Premium com um muito conveniente Cruise Control, proporcionado por um acelerador eletrónico extremamente bem calibrado.

O painel de instrumentos também foi renovado, mantendo o sistema Noodoe que se encarrega de ligar a scooter ao smartphone, permitindo que através de uma App se consiga personalizar a mais diversa informação exibida no quadrante central. A sua posição foi alterada e agora oferece uma melhor visibilidade.

Na Premium, o ecrã pára-brisas passou a ser eletricamente regulado em altura e os punhos ganharam aquecimento, o que contribui para melhorar o conforto a bordo. O sistema sem chave (Keyless) é outro contributo para uma ainda maior praticidade de utilização.

Inspirada nas teclas de um piano, uma nova consola central apresenta teclas de função clássicas, fáceis de usar e intuitivas. Estas teclas físicas permitem um fácil controlo das operações mais frequentes, como a abertura da tampa do depósito de combustível, a abertura do assento e a tranca do guiador.

Mantendo uma distribuição ótima do peso (50-50) entre a frente e a traseira, um quadro extremamente rígido graças à integração do motor como elemento estruturante e a suspensão com afinação desportiva da qual se destaca a forquilha invertida em tudo semelhante à de uma moto convencional, a AK550 oferece um elevado desempenho dinâmico, capaz de fazer inveja a muito motociclo “de boas famílias”, acrescentando uma extrema facilidade de condução a par com uma grande confiança.

Em termos de consumos, é evidentemente mais gulosa que uma 125cc, mas numa utilização normal e a cumprir os limites legais de velocidade, a AK550 consegue consumos a rondar os 4 litros/100km, que lhe proporcionam autonomias superiores a 300 quilómetros.


O espaço para arrumação é escasso, mas permite guardar um capacete modular, e aqueles items destinados aos imprevistos, como um fato de chuva, um cadeado e um spray anti-furo. Não, spray de corrente não é preciso pois a transmissão final é feita por uma robusta correia dentada, que não carece de manutenção e que contribui imenso para a ausência de vibrações e ruído.

Aliás, a qualidade dos componentes e dos materiais empregues conferem uma elevada robustez ao conjunto, que é típica da marca, facto a que não é alheia a sua história.

Fundada em 1963 em Taiwan, a história da Kymco começou com uma colaboração técnica com a Honda, em 1964. O seu fundador, Mr. Guang – Shu Ko, e o fundador da Honda, Mr. Soichiro Honda, mantiveram essa parceria até 1994. 

Posteriormente a marca celebrou parcerias de produção de motores e componente com outras marcas, destacando-se a Kawasaki e BMW Motorrad.

Actualmente, e após um período menos feliz, a sua importação para Portugal está assegurada pelo Grupo Multimoto, que tem dado provas de querer recuperar a imagem da marca no nosso mercado e dar à Kymco o relevo que tem noutros países europeus onde normalmente as suas diversas scooters se posicionam nos top3 de vendas, fazendo juz à sua qualidade de construção e fiabilidade.


Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Kymco AK550 Premium | Scooter | Scooters acima 125

andardemoto.pt @ 25-10-2023 12:26:07 - Texto: Rogério Carmo


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives