Teste Indian Sport Chief - Performance minimalista
Uma cruiser desportiva que não desilude nem nas suas prestações dinâmicas nem na sua capacidade de encantar quem a conduz ou quem para ela olha. Uma moto exclusiva sob diversos aspectos que pode ficar a conhecer nas linhas que se seguem.
andardemoto.pt @ 27-2-2024 19:39:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
Poderia dizer-se que esta Indian Sport Chief é uma ode ao minimalismo. Como qualquer desportiva, toda a sua essência é focada na performance. E a performance depende muito da relação peso/potência. Tratando-se de uma cruiser, este tema parece um pouco descabido, mas a verdade é que há Cruisers e Cruisers, e a Sport Chief destaca-se de entre as demais.
Montado num quadro fabricado em tubos de aço, extremamente rígido, o motor Thunderstroke 116, refrigerado a ar, com uma cilindrada de 1890 cc e um binário de 162Nm às 3.200rpm, que lhe confere cerca de 100cv por volta das 4.500rpm, é a estrela do conjunto que no seu total, em ordem de marcha e com o depósito atestado, pesa uns modestos 311kg.
Além do seu aspecto imponente e robusto, instala-se na moto como a peça central, chamando sobre si a atenção e sugerindo uma atitude forte e um caráter muito particular.
A mostrar também que a Sport Chief não vai desiludir quando alguém se senta aos seus comandos, a Indian equipou-a com uma suspensão de luxo, composta por uma forquilha invertida KYB com um curso de 130mm e dois amortecedores traseiros da FOX, com 100mm de curso, a par com uma travagem assinada pela Brembo, com discos de 320mm de diâmetro e pinças de instalação radial com 4 embolos na frente, assistida por ABS e uns super-aderentes pneus Pirelli Night Dragon, com medidas 130/60-19 na frente e 180/65-16 na traseira.
A linha baixa, o assento solo, o guiador elevado e a pequena carenagem frontal completam o pacote de tentação a que ninguém fica diferente, sobretudo na cor Sunset Red da unidade que testei e que pode ver nas imagens, que se revelou um sucesso tanto no meio do trânsito como em qualquer esplanada, causando interesse e olhares gulosos, até a bikers da velha guarda.
Sentado aos seus comandos, encaixado no bem pensado assento e bem agarrado aos punhos do guiador elevado, a Sport Chief deliciou-me com a sua capacidade de arranque e travagem, com a nota de escape grave, com a facilidade com que entra em curva e com a estabilidade que mostra durante as curvas a alta velocidade.
A suspensão é verdadeiramente impressionante, pois o seu escasso curso não prejudica o conforto e promove o desempenho, garantindo uma excelente leitura do asfalto e uma grande estabilidade em curva, mesmo em pisos mais degradados.
Como principal óbice está a pouca inclinação lateral que oferece. Apenas 29,5 graus de inclinação é o máximo que se consegue antes de começar a raspar as peseiras no asfalto, isto muito antes de qualquer sinal de instabilidade ou risco, o que obriga a escolher estradas de curvas rápidas e abertas, onde esta Indian possa mostrar todo o seu potencial.
O depósito, com uma capacidade de 15 litros, oferece um bom apoio para os joelhos e os poisa-pés, colocados em posição central, permitem deslocar facilmente o corpo para aproveitar melhor o reduzido angulo de inclinação lateral.
Não será moto para grandes viagens, antes para grandes momentos de relaxamento, a desfrutar da paisagem, dos aromas e do embalo do cantar do escape, ou para desbundar nos arranques dos semáforos, sobretudo quando ao lado de alguma moto desportiva.
No entanto, em ambiente urbano, e apesar de a eletrónica fazer desligar a ignição do cilindro traseiro enquanto ao ralenti, o calor irradiado pelo motor pode ser algo intenso, podendo ser desconfortável se o semáforo demorar muito tempo a passar a verde!
Manobrar é fácil, graças ao baixo centro de gravidade, à pouca altura do assento ao solo e ao amplo guiador que, apesar de estar em posição algo elevada, não se torna minimamente desconfortável.
Como painel de instrumentos, colocado mesmo no centro do guiador, encontramos um pequeno quadrante, de inspiração retro mas completamente digital, que além de ser sensível ao toque incorpora uma apreciável quantidade de informação, incluindo navegação ponto a ponto e Bluetooth para emparelhamento com o smartphone.
Estão disponíveis 3 mapas de potência que permitem adequar a resposta do acelerador ao tipo de condução pretendido, mas em todos eles se consegue desfrutar da resposta limpa e imediata do acelerador e do som cativante do escape tipo “Shotgun” também ele pintado de negro como o motor e os comandos.
A sua mais direta rival é a Harley-Davidson Low Rider S, que também já tive oportunidade de testar e cujas especificações técnicas são, em tudo, muito semelhantes.
No entanto a Indian Sport Chief apresenta uma qualidade de construção mais refinada, muito sólida, e uma suspensão bastante mais eficaz, além de um pacote eletrónico muito mais completo.
Confesso que, devido ao meu tamanho e ao gosto pelas grandes tiradas, sou mais fã das grandes Bagger ou Tourers do que das pequenas cruisers. Mas não posso negar que há um encanto especial em ir dar uma voltinha rápida numa pequena cruiser desportiva. Já experimentou?
Neste teste usámos o seguinte equipamento de proteção e segurança:
Capacete Hedon Hedonist Stable Black
andardemoto.pt @ 27-2-2024 19:39:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
Clique aqui para ver mais sobre: Test drives