Contacto FB Mondial Piega 452 - Hypernaked em Escala Reduzida
A competição no segmento de motos que permitem a condução a motociclistas com carta A2 ganhou ímpeto neste ano de 2024. Atualmente a proposta é vasta, abrangendo opções para todos os gostos e carteiras, desde as mais desportivas às mais polivalentes. Desta vez, fomos até à terra dos ovos moles para conhecer conhecer mais uma novidade neste segmento, a FB Mondial Piega 452.
andardemoto.pt @ 30-7-2024 11:52:04 - André Sanches
A nova FB Mondial Piega 452 vem para criar mudança, tal como o seu nome se traduz no sentido figurado do italiano para português (curva, rumo, reviravolta).
E que mudança a FB Mondial Piega pode causar. Com design italiano, mecânica ocidental e peso pluma, a Piega 452 vem para dar nas vistas e portanto acarreta consigo argumentos fundamentais, desde a aparência impactante com apêndices aerodinâmicos dignos de maiores cilindradas, passando pelas almofadas eletrónicas, pelo monobraço oscilante e pela travagem Brembo na frente, terminando com a cereja no topo do bolo, a dupla saída de escape sob o assento, que abafa com a seu deliciosa sonoridade os excessos condenados pela normativa Euro5 sob a qual está homologada.
Equipamentos que raramente são encontrados neste segmento limitado aos 47 cv de potência, tornam a Piega 452 uma moto fora da bolha que desequilibra as escolhas dos motociclistas. A procura da “mais potente” nesta categoria rege-se pela relação peso/potência e a FB Mondial Piega 452 gaba-se por ter uma das melhores (se não mesmo a melhor das nakeds deste segmento), com aproximadamente 47 cv para apenas 177 kg a cheio. Na prática, estes números sentem-se, e ouvem-se, quando estamos aos seus comandos.
A Piega 452 é, na minha opinião, uma daquelas motos que nas fotos não faz jus àquilo que tem para oferecer. Na realidade a percepção é outra. Uma naked compacta e musculada, especialmente na secção frontal, com design bem conseguido e linhas fluidas. Mas no cerne do quadro tubular perimetral em aço, mora uma unidade motriz bicilíndrica com 449,5 cc, utilizada também pela CFMOTO, e que na Piega 452 apresenta uma aprimorada parametrização da injeção, a fim de conceder 46 cv de potência às 10.000 rpm e 39,1 Nm às 6.500 rpm.
A reconhecida cambota a 270º deste motor molda-lhe não só o seu caráter e som, como igualmente proporciona uma subida rápida das rotações até ao limitador. Uma resposta imediata ao acelerador Ride-by-Wire e uma entrega forte de binário desde os baixos regimes caracterizam da mesma forma esta unidade motriz que não revela vibrações excessivas, engasgos ou batidas a baixa velocidade.
Bem escalonada e auxiliada através da leve e ajustável manete esquerda da embraiagem, a caixa de 6 velocidades é direta e com bom feeling no pedal. O ponto morto é fácil de engrenar e não encontramos mais nenhum ao longo das trocas de caixa.
Em harmonia com o motor e a caixa, a ciclística favorece o desempenho dinâmico e a ergonomia, ao proporcionar uma posição levemente desportiva, de pernas pouco recolhidas e tronco ligeiramente inclinado sobre o depósito, permite tirar bom partido de todo o conjunto em qualquer situação. Os seus dotes em curva são demonstrados com estabilidade, mesmo quando há transferência de massa, graças à curta distância entre eixos (1355 mm), á suspensão traseira composta por monobraço oscilante em alumínio com amortecedor instalado em bielas e *a forquilha invertida de 41 mm de diâmetro na dianteira, ambas bem afinadas de fábrica para usufruirmos dos 120 mm de curso que disponibilizam.
Aliados às suspensões, os pneus Pirelli Angel GT instalados promovem também a boa aderência e rapidez nas trocas de direção, com as suas medidas de 160/60-17” atrás e 120/70-17” na frente.
Tudo o mencionado acima seria impossível de testar sem a pinça de travão de 4 pistões Brembo, instalada com montagem radial na roda da frente, e que morde um disco de 320 mm, enquanto a roda traseira apresenta uma pinça simples, pronta a morder o disco de 240 mm. A travagem da Piega 452 é muito eficaz, com uma boa dosagem, oferecendo uma mordida contundente dos discos, capaz de nos fazer sentir confiantes, mesmo numa condução de faca nos dentes.
Por tudo isto, não há que ter receios quando desejamos um pouco de adrenalina, porque a FB Mondial Piega 452 também dispõe de Controlo de Tração e ABS, ambos desligáveis no modo de condução “Piega”, selecionado através do painel de instrumentos TFT de 5 polegadas de fácil interação, realizada pelo comutador esquerdo que também é retro iluminado e que expõe as informações comuns e outras que permitem alterar a aparência do display, unidades de medida, pressão dos pneus, etc.
A FB Mondial Piega 452 parece uma hypernaked amigável. A diversão que propõe na condução que nos leva a raspar avisadores das peseiras sem estarmos com o receio de exagerar no acelerador na saída da curva ou a travagem forte na entrada das mesmas, fazem dela uma máquina ideal para os motociclistas que querem evoluir das 125cc. Em acréscimo está a aparência impactante, com apêndices aerodinâmicos, uma na jante traseira fechada e uma secção traseira compacta, com uma imagem geral contemporânea, complementada por iluminação em LED e cores distintas, fazem da Piega uma proposta bastante interessante no seu segmento.
Três características que acho importante mencionar acerca da FB Mondial 452 são a sua boa qualidade de construção, a ciclística que em conjunto com a unidade motriz e o sistema de escape são viciantes e capazes de puxar pelo motociclista para explorar elevados níveis de adrenalina e, por último, a possibilidade de ser possível desligar o ABS e o Controlo de Tração para um maior aproveitamento de todo o conjunto desta divertida máquina que conta com um preço de 6.399€.
andardemoto.pt @ 30-7-2024 11:52:04 - André Sanches
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